sábado, 27 de julho de 2013

GRUPO SARNEY TEM AGORA APENAS UM CANDIDATO A GOVERNADOR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DE 2014. COM A DESISTÊNCIA DO MINISTRO LOBÃO E SEU APOIO AO SECRETÁRIO LUIS FERNANDO, A GOVERNADORA ROSEANA UNIFICA SEU GRUPO E DÁ A LARGADA PARA ELEGER SEU SUCESSOR. VEJA A REPERCUSSÃO DO ANUNCIO FEITO HOJE: BLOGUEIROS GOVERNISTAS, INDEPENDENTES E OPOSICIONISTAS PUBLICAM, CADA UM AO SEU PRÓPRIO ESTILO, A DECISÃO GOVERNISTA.



Lobão declara apoio a pré-candidatura de Luis Fernando

POR GILBERTO LEDA

luis_fernando
(Fotos: Flora Dolores/O Estado)
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), abdicou oficialmente da pré-candidatura a governador na manhã deste sábado (27). Após reunião na casa do senador João Alberto (PMDB-MA), o ministro explicou a sua decisão.
“Todos, desde o início, pretendiam a minha candidatura ao Governo do Estado. E, desde o começo, ficou em mim a capacidade de decidir se eu seria, ou não, candidato a governador. Pensei muito e cheguei à conclusão de que o Ministério que eu ocupo é extremamente importante para o Brasil, mas em especial para o Maranhão”, declarou.
luis_fernando2Segundo o ministro, Luis Fernando foi aceito pela unanimidade do comando partidário para enfrentar o que considerou “luta” a ser travada no ano que vem. “O Luis Fernando foi o escolhido por unanimidade pelo nosso grupo – ele é o pré-candidato do PMDB, que tem uma aliança larga com diversos partidos – para enfrentar essa luta que virá no próximo ano”, comentou.
Para Luis Fernando, a escolha foi um a “honra”. “É natural que os partidos, e o PMDB também, comecem a se articular para as eleições de 2014. E o nosso grupo tem uma característica muito forte de união. E eu sempre disse e repito que, como político, o meu nome está sempre colocado à disposição do partido. Se a base do PMDB entende que em 2014 eu possa disputar a eleição, me coloco, sim, com muita honra, com muita alegria, com muita satisfação, mas com muita responsabilidade, sobretudo, à disposição do partido para isto”, frisou.
_Reunião
Luis Fernando e Lobão: agora é partir para a batalha…
Definitivamente, a campanha pelo Governo do Estado em 2014 começou efetivamente hoje, com a declaração de apoio do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva (ambos do PMDB).
Até agora, o que se tinha era um candidato – Flávio Dino (PCdoB) – em campanha desde 2010, como único nome já posto ao eleitor e que, até por conta disso, tido como favorito.
Luís Fernando Silva, assim como o próprio Lobão – e mais Eliziane Gama (PPS), Hilton Gonçalo (PDT) e Marcos Silva (PSTU) – figuravam apenas como possibilidade nos discos das pesquisas eleitorais.
A partir do apoio de Lobão, Luís Fernando unifica totalmente o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) e parte definitivamente para o confronto de ideias com o comunista.
E entra com uma estrutura capaz de fazer frente a qualquer líder de pesquisas.
São quase 15 partidos, dentre eles os maiores do estado. Além disso, estará com ele a maioria dos deputados federais, estaduais, dos vereadores e a maioria dos prefeitos maranhenses.
Na verdade, a definição do apoio de Lobão ao secretário de Infraestrutura foi antecipado graças ao desempenho do próprio Luís Fernando. Os índices nas pesquisas apresentados pelos institutos que fizeram levantamentos entre junho e julho eram esperados apenas para dezembro de 2013.
Mas chegaram seis meses antes.
Com o nome do companheiro de partido consolidado, Lobão sentiu-se desobrigado da missão de encarar a disputa e fez o gesto de apoio que consolida o candidato do governo e do PMDB nas eleições de 2014.
Com a chancela do apoio de Lobão e com o carisma de Roseana, Luis Fernando pode agora falar de igual para igual com Flávio Dino.
E é a partir daí que o eleitor poderá ver a diferença entre os dois…

Luís Fernando agora é candidato também de Lobão…

http://gilbertoleda.com.br/wp-content/uploads/2013/07/luis_fernando2.jpg
O pré-candidato Luis Fernando, entre Lobão e Roseana
A decisão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de abdicar da candidatura ao governo em favor do secretário Luis Fernando Silva (PMDB) é o passo final do projeto do grupo para as eleições de 2014.
Luis Fernando agora é candidato também de Lobão.
E é com esta chancela que ele parte agora para se consolidar como opção para o Governo do Estado.
- O Luis Fernando foi o escolhido por unanimidade pelo nosso grupo. Ele é o pré-candidato do PMDB, que tem uma aliança larga com diversos partidos , para enfrentar essa luta que virá no próximo ano - declarou o ministro.

- Se a base do PMDB entende que em 2014 eu possa disputar a eleição, me coloco, sim, com muita honra, com muita alegria, com muita satisfação, mas com muita responsabilidade, sobretudo, à disposição do partido para isto -
frisou o secretário Luís Fernando.A decisão de Lobão se deu em reunião na casa do senador João Alberto de Souza, com toda a cúpula do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney.
A governadora Roseana Sarney pretende agora consolidar as alianças do PMDB e iniciar a discussão sobre a composição da chapa – com a candidato a vice-governador e a senador.
O lançamento oficial do nome de Luís Fernando deve ser feito em breve…

Em uma foto de 690 anos, candidatura de Luis Fernando representa a continuidade

POR JOHN CUTRIM

O grupo Sarney reuniu-se neste sábado (27), na casa do senador João Alberto, para definir o nome do secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando Silva, como o ungido da oligarquia para disputar a eleição de governador no ano que vem.
Na foto, na qual a idade somada de apenas dez membros presentes da oligarquia chega a 690 anos, fica claro que caso Luis Fernando vença a eleição, serão as mesas figuras oligárquicas e caquéticas, a mesma velharia com pensamento arcaico/obsoleto de sempre – juntos com pessoas no naipe de Fernando Sarney e Jorge Murad – que continuarão mandando no estado. Uma tragédia ou não?!
Não há dúvidas disso!
Serão esses que fazem parte da linha de frente da mesma turma que levou o Maranhão ao naufrágio em quase cinquenta anos de oligarquia que, sem remorso nenhum, vão para as eleições de 2014 pregando mudança (como se não sequer começam renovando internamente) aos quatro cantos do MA e anunciando mais um tanto de promessas falsas, visando mudar para melhor a vida da população maranhense. Os mesmos estratagemas de sempre.
Não colarão mais.
Difícil, por esse aspecto, levando em consideração que o Maranhão ainda patina em relação às outras unidades da federação, acreditar se em jogo estarão as mesmas peças símbolos do atraso, as quais já tiveram cinquenta anos de oportunidade e, infelizmente, o que fizeram foi piorar a vida dos maranhenses. A tendência é ficar pior.
Na verdade, os dez frustradores de sonhos de milhares de maranhenses, ladeando Luis Fernando na foto abaixo, são reconhecidamente expoentes de um governo que tem como marca o atraso e a pobreza; são representantes de uma gestão pífia, retrógrada, incompetente que tem como imagem a corrupção.
Provado a incapacidade do grupo Sarney ao longo do tempo, fica, então, a pergunta: como Luís Fernando vai pregar à população a tese da ‘verdadeira mudança’ na campanha eleitoral tendo do lado pessoas como estas que simbolizam o oposto disso? Vai soar como algo contraditório, não digno de nenhuma credibilidade.
Em outras palavras, vai ser difícil de colar…
Na verdade LF estará numa ‘sinuca de bico’, pois se falar em mudança, estará chamando o governo Roseana de incompetente; se advogar a continuidade dos métodos da oligarquia, estará dizendo com isso que o Maranhão continuará o mesmo, nas últimas colocações, sem muito se desenvolver e com os piores indicadores sociais, tendo, o pior de tudo, as mesmas figuras nefastas nos principais cargos mandando no seu governo.
E esta última é uma fatura que certamente será cobrada logo no primeiro dia de administração.
A propósito, detalhe para o fato de que o vice-governador, Washington Luís e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo não terem sido convidados para a reunião do clã que bateu o martelo a favor de Luís Fernando. Fica evidente, assim, que os dois não têm nenhuma importância para o grupo sarneysista.
É isso!!!
Uma foto de quase 700 anos:
Em reunião fechada, longe do povo, o grupo Sarney bateu o martelo sobre a candidatura de Luis Fernando ao governo
Em reunião fechada, uma turma de jurássicos da política maranhense (os mesmos que afundaram o Maranhão) bateu o martelo sobre a candidatura de Luis Fernando ao governo. A renovação passa é longe…
José Sarney = 83 anos
Pedro Novaes = 83 anos
João Alberto = 78 anos
Edson Lobão = 76 anos
Remi Ribeiro = 72 anos
Gastão Vieira = 67 anos
Roseana Sarney = 60 anos
Luis Fernando = 58 anos
Ricardo Murad = 57 anos
Sarney Filho = 56 anos
Total: 690 anos
RENOVAÇÃO, ATRASO, OU RENOVAÇÃO DO ATRASO?

Definido: Luis Fernando é o candidato do ministro Edison Lobão

POR LUIS CARDOSO
Liderança do PMDB decide pelo nome de Luis Fernando. Foto: Flora Dolores / O Estado
Liderança do PMDB decide pelo nome de Luis Fernando. Foto: Flora Dolores / O Estado
Em reunião realizada hoje pela manhã na residência do senador João Alberto, no Calhau, ficou acertado que o nome do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, será o candidato único do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney.
Presente ao encontro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou seu apoio ao candidato e que estará na campanha para elegê-lo em 2014. E disse que avaliou bem a sua escolha, embora seu nome tenha ficado sempre na mesa de negociações e nas pesquisas.
Também participaram do encontro o senador João Alberto, a governadora Roseana Sarney, o senador José Sarney, e o próprio Luis Fernando, o ministro de Turismo, Gastão Vieira, os deputados federais Sarney Filho, Pedro Novais e o secretário de Saúde, Ricardo Murad

Oligarquia Sarney define candidatura de Luis Fernando ao governo


POR RAIMUNDO GARRONE

Luis Fernando: candidato da oligarquia Sarney
Luis Fernando: candidato da oligarquia Sarney
Uma escolha com a cara do autoritarismo que marca a trajetória da oligarquia liderada pelo senador José Sarney (PMDB-AP). Numa reunião na área nobre da cidade, da qual participaram apenas dez “iluminados” foi imposto o nome de Luis Fernando Silva como candidato da oligarquia para disputar o governo do Estado em 2014.
Ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia), que também postulava a candidatura, restou o sorriso amarelo e o insosso discurso da unidade.
A foto que ilustra o post feita pela repórter fotográfica Flora Dolores do Jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney, é simbólica. Fala mais que tudo que se possa escrever. é o retrato fiel e acabado de um grupo que impõe ao povo maranhense suas vontades. O povo? Ah, esse como sempre fica à margem do processo.
De nada adiantou a juventude ir às ruas protestar e pedir o fim da corrupção no mês de junho. Centrais sindicais, trabalhadores da Caema, da educação e até empresários todos foram solenemente ignorados pela governadora Roseana Sarney.
De lá para cá, o cartão de visitas é a presença da polícia postada atrás de um poderoso esquema de segurança, que inclui grades de ferro nas cercanias do Palácio dos Leões.
E assim, ungido candidato ao governo pela oligarquia Sarney, o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, chegará à disputa envelhecido como representante das práticas mais arcaicas, que levaram o Maranhão a ostentar os piores indicadores sociais entre os estados brasileiros.
Um fato, contudo, salta aos olhos: a presença entre os dez “iluminados” sarneysistas daquele que personifica o coronelismo que tanto atrasa o Estado. Sim, é com o aval de José Sarney que Luis Fernando agora apresenta-se como candidato.
Uma coisa é certa os campos políticos agora estão bem definidos: de um lado os de sempre. Do outro o povo do Maranhão e aqueles que pregam o diálogo como uma das alternativas para retirar o estado das mãos de um grupo, que empobreceu o Estado ao longo de décadas e que insiste em manter-se no poder para completar as bodas de ouro.
A bola agora está com o povo e a pergunta é inevitável: é essa gente que você quer que continue a governar o Maranhão?

quarta-feira, 17 de julho de 2013

DENÚNCIA MUITO GRAVE FEZ O DEPUTADO SIMPLÍCIO ARAUJO NA CÂMARA FEDERAL: " GRUPO SARNEY ESTÁ MONITORANDO LIDERANÇAS DO ESTADO DO MARANHÃO"


FONTE: BLOG  DO JORGE VIEIRA


O deputado Simplício Araújo (PPS/MA) denunciou, em discurso nessa segunda-feira (15) no plenário da Câmara dos Deputados, que pessoas ligadas a oligarquia estão se reunindo com prefeitos e lideranças políticas do estado e gravando essas conversas para depois utilizá-las como forma de chantagem.

"Chegou ao meu conhecimento que, assim como ocorreu nas eleições de 2006, quando o então deputado federal Julião Amin foi envolvido, juntamente com o empresário Júlio Noronha, em uma armação organizada pelo grupo que domina o estado há 50 anos, pessoas ligadas a esse grupo estão organizando novamente encontros com prefeitos e lideranças políticas da oposição na intenção de documentar esses encontros. Se não conseguirem cooptar pelo dinheiro, emprego ou convênios, o grupo oligárquico vai apelar, utilizando essas filmagens para a chantagear as lideranças", ressaltou o parlamentar.

Simplício apontou que a larga vantagem do presidente da Embratur, Flávio Dino, nas pesquisas, já colocam o grupo de Roseana Sarney em desespero, pois o candidato preferido pelo grupo subiu apenas 2% nos últimos três meses o que, para o deputado, “dá margem ao grupo Sarney engenhar seus costumeiros golpes contra a democracia e a vontade do povo maranhense, utilizando dossiês e plantando acusações contra membros da oposição maranhense."

O parlamentar afirmou ainda que, "para continuar mamando nas tetas' do governo do Maranhão, “esse grupo é capaz das mais absurdas e inimagináveis armações."

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ADIA PARA 21 DE AGOSTO A ESCOLHA DE NOVO DESEMBARGADOR

A eleição para acesso ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), pelo critério de merecimento, na vaga aberta em decorrência da aposentadoria de Raimundo Nonato de Souza, foi adiada para a sessão plenária administrativa do dia 21 de agosto. Os membros da Corte decidiram, nesta quarta-feira (17), dar dez dias úteis de prazo – de 22 de julho a 2 de agosto – para que os juízes inscritos atualizem seus dados de produtividade no sistema informatizado Themis PG.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, considerou a data inicialmente sugerida, 7 de agosto, inviável, em razão da necessidade de um levantamento dos dados após a nova atualização. Lembrou que o Regimento Interno do Tribunal (RITJMA) estabelecia prazo de 48 horas de antecedência da sessão para que os magistrados de 1º grau enviassem os dados aos desembargadores.

Cleones Cunha argumentou que, com a decisão plenária desta quarta, de adaptar o prazo de antecedência ao estabelecido por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ou seja, dez dias, o mais apropriado seria marcar a data de acesso para 21 de agosto, sugestão com a qual concordaram os demais desembargadores.

QUINZE INSCRITOS - Quinze juízes de entrância final (São Luís) se inscreveram para acesso ao cargo de desembargador do TJMA: José de Ribamar Castro, Tyrone José Silva, Angela Maria Moraes Salazar, João Santana Sousa, José Jorge Figueiredo dos Anjos, Luiz Gonzaga Almeida Silva, Manoel Aureliano Ferreira Neto, Luiz de França Belchior Silva, Marcelino Chaves Everton, Lucas da Costa Ribeiro Neto, Samuel Batista de Sousa, Raimundo Nonato Neris Ferreira, Antonio José Vieira Filho, Oriana Gomes e Cleonice Conceição do Nascimento.

De todos, apenas a juíza Cleonice do Nascimento não terá o nome submetido à votação, por não compor a primeira quinta parte da lista de antiguidade. De acordo com o Regimento Interno, somente poderá integrar a lista tríplice para acesso ao Tribunal, pelo critério de merecimento, o juiz que tenha pelo menos dois anos de exercício na respectiva entrância e se situe na primeira quinta parte da lista de antiguidade, salvo se não houver juiz com tais requisitos que aceite o lugar vago, o que não foi o caso, já que 14 magistrados integrantes da primeira quinta parte se inscreveram.

O merecimento será apurado e aferido, conforme o desempenho do magistrado, nos quarenta e oito meses anteriores ao acesso, por critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais - ou reconhecidos - de aperfeiçoamento.

A sessão para acesso de juiz ao cargo de desembargador será pública, com votação nominal, aberta e fundamentada, obedecidas as prescrições constitucionais, legais e do Regimento Interno do TJMA.

EM TUTÓIA, O PREFEITO MUNICIPAL É ACUSADO POR SERVIDORES PÚBLICOS DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA DE CONTRIBUIÇÕES DO INSS, ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E FRAUDE NA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS.TODAS ESTAS DENUNCIAS JÁ FORAM FEITAS PELO VEREADOR ZÉ ORLANDO NA CÂMARA MUNICIPAL. AGORA ESTÃO SENDO ENCAMINHADAS AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E FEDERAL. DENUNCIA IGUAL, OUTRO VEREADOR ZÉ ORLANDO FEZ NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE SARNEY. SERÁ EPIDEMIA DE CORRUPÇÃO?

 FONTE: BLOG DO JORGE VIEIRA


O vereador do município de Presidente Sarney, José Orlando Silva (PPS), denunciou ao Ministério Público Federal que o prefeito de Presidente Sarney, Edson Chagas, confessou, por meio de um projeto de lei enviado à Câmara, que reteve o INSS dos servidores municipais e não repassou à Previdência. O fato chegou ao conhecimento da Assembleia Legislativa pelo deputado Othelino Neto (PPS) em um pronunciamento feito nesta terça-feira (16).

Segundo o deputado, o vereador pediu ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal que instaurem inquéritos para apurar os prováveis crimes de improbidade administrativa e de apropriação indébita, tendo em vista que se o recurso foi descontado do servidor  deveria, automaticamente, ter sido repassado para o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Ao tomar conhecimento da denúncia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Mello (PMDB), disse que o assunto é da maior importância e precisa ser visto com seriedade, porque esse tipo de crime cometido por determinados gestores não pode continuar acontecendo no Brasil e no Maranhão. “Isto é um absurdo. Cobram o recolhimento dos servidores e depois saqueiam o dinheiro dos cofres do município, das previdências privadas e de outros meios; e isso vem sendo praticado em várias prefeituras”, frisou.

De acordo com Othelino, por meio de um projeto de lei encaminhado à Câmara, o prefeito admitiu a irregularidade ao solicitar a autorização do Legislativo para fazer o parcelamento junto ao regime de Previdência do município, confessando que recolheu o INSS, mas não fez o repasse para o Fundo de Previdência.

IRREGULARIDADE

“Então, o próprio prefeito, nesse documento, admite a irregularidade que cometeu e, portanto, a nossa expectativa, diante desse caso sério, onde o Executivo recolhe o dinheiro do servidor e não repassa para o Fundo de Previdência, é de que o Ministério Público Federal tome as providências e enquadre não só o chefe do Executivo local, quanto todos aqueles que deram causa a essa grave denúncia”, comentou Othelino Neto.

Segundo Othelinosó para se ter uma ideia do impacto disso na vida do servidor, quando ele for se aposentar e precisa buscar a certidão de tempo de recolhimento do INSS, caso o órgão para o qual ele trabalhou não tenha recolhido o benefício, haverá  obstáculos para a aposentadoria.

“Portanto, fica feito aqui este registro da denúncia do vereador Orlando, de Presidente Sarney, para que o Ministério Público tome as providências no sentido de conter mais essa situação preocupante que é promovida pelo prefeito do município, que já vem maltratando a cidade e agora comete mais essa irregularidade que merece apuração imediata e rigorosa das autoridades competentes”, finalizou Othelino Neto.

EM PINHEIRO, PROJETO FLÁVIO DINO 2014 CONSEGUE UNIR TODAS AS LIDERANÇAS DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO.

FONTE: JORGE VIEIRA



Por 2014, encontro em Pinheiro reuniu adversários políticos no município



O presidente da Embratur, Flávio Dino, conseguiu reunir no mesmo palanque, no final de semana, todas as correntes políticas do município de Pinheiro que fazem oposição ao governo do estado.

Participaram do encontro Diálogos pelo Maranhão os ex-prefeitos de Pinheiro José Genésio e José Arlindo, que vinham se desentendendo por questões paroquiais, mas resolveram deixar as divergências de lado por conta do projeto Flávio Dino 2014.

No encontro na Baixada, até o  ex-deputado Penaldon Jorge, que já pertenceu a base governo, levou Dino até o município de Presidente Sarney, para participar do lançamento de sua candidatura a deputado federal e abonar a ficha de filiação da esposa no PCdoB.

O exemplo de Pinheiro vem sendo seguido em todos os cantos do Maranhão. A vontade de acabar com essa oligarquia perversa, que levou o estado ao fundo do povo e sua população a alcançar os piores índices de indigência, vem servindo de agente motivador para a união das oposições.

NOVA PESQUISA PUBLICADA REVELA A QUEDA DE APROVAÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSELF



Popularidade do governo Dilma cai de 54,2% para 31,3%

A popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff despencou para 31,3%, segundo pesquisa do Instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira. No levantamento anterior, feito em 11 de junho, a avaliação positiva do governo era de 54,2%. Além disso, a avaliação negativa aumentou para 29,5%, muito maior do que os 9% registrados na pesquisa anterior. A aprovação pessoal da presidente também caiu, passando de 73,7% para 49,3%. Já desaprovação subiu de 20,4% para 47,3%.
A pesquisa também projetou o cenário eleitoral para o pleito de 2014. Em levantamento espontâneo, Dilma teria 14,8% das intenções de voto. O ex-presidente Lula aparece em segundo, com 10,5%; Marina Silva (Rede) teria 5,9% dos votos, e Aécio Neves (PSDB-MG), 4,9%. Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficaria com 1,4%, enquanto o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) teria 1,2%. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aparece em último, com 0,7% das intenções de voto.
A intenção de votos estimulada — quando é fornecida a lista de candidatos — mostrou forte queda nos votos para Dilma. Além disso, aumentou o total de votos brancos e nulos. Na pesquisa estimulada para o primeiro turno das eleições, Dilma teria 33,4% dos votos. Na pesquisa de junho, ela detinha 52,8% dos votos. Marina Silva avançou para a segunda posição, com 20,7%, ante 12,5% no levantamento anterior. Aécio detém 15,2%, contra 17% em junho, e Eduardo Campos avançou, de 3,7% das intenções na pesquisa anterior para 7,4%. Brancos e nulos são 17,9% — ante 8,4% em junho — e 5,4% não responderam. Para o segundo turno, Dilma ganha em todos os cenários em que é listada.
Apoio aos protestos nas ruas
As manifestações que aconteceram em todo o país em junho foram percebidas positivamente pela maioria dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 84,3% aprovaram os protestos nas ruas;11,9% afirmaram ter participado de alguma manifestação, e 29,6% não participaram, mas têm intenção de participar.
O alvo principal dos protestos foram os políticos, segundo 49,7% dos entrevistados, e o “sistema político”, de acordo com 21% das pessoas. Outros 15,9% afirmaram que as manifestações foram contra a presidente; 5,9%, contra governadores e prefeitos; 2,1%, contra parlamentares e 1,6%, contra o Judiciário.
As principais reivindicações listadas pelos entrevistados para as manifestações foram o fim da corrupção (apontado por 40,3%); melhorias na saúde (24,6%); reforma política (16,5%); melhorias na educação (7,8%); melhorias no transporte público (4,6%) e melhorias para a segurança (3,7%).
A CNT informa que foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 134 municípios de 20 estados, das cinco regiões, entre os dias 7 e 10 de julho.
Fonte: O Globo

O EX PRESIDENTE JOSÉ SARNEY DISCURSA PARA PLENÁRIO VAZIO NO SENADO FEDERAL. SINAL DOS TEMPOS! SEM PODER NÃO HÁ PLATEIA...


FONTE: BLOG DO JOHN CUTRIM



Sem o mesmo prestígio e poder: Sarney discursa para “quatro gatos pingados”


Por Carlos Chagas
Falou para cadeiras vazias, num plenário com apenas quatro senadores. Pior para os ausentes, pois lembrou São Francisco, que falava aos pássaros. A referência é para o senador José Sarney, na manhã da última sexta-feira, quando pronunciou um dos mais importantes discursos da temporada, analisando a crise atual, apontando o que lhe pareceram as causas, mas apontando soluções. Fazia tempo estava devendo palavras de contundência, ironia e esperança, que o haviam caracterizado lá atrás.
Para o ex-presidente da República, a frenética busca pelo aumento do PIB, a competição que divide os homens, a acumulação de bens como objetivo maior, enfim, a sociedade industrial que criamos, deixa de lado os valores humanos.
sarney chorando
O mundo mudou, a população transferiu-se para as grandes cidades, nelas encontrando vantagens mas enfrentando problemas terríveis, desde a mobilidade urbana às deficiências na educação e na saúde públicas, assistindo a corrupção crescer e multiplicar-se. Sem falar na violência que faz o Brasil liderar as estatísticas de homicídios no planeta, sob responsabilidade da legislação penal , pois somos o único país onde um indivíduo mata outro e vai defender-se em liberdade. Daí o stress e até a esquizofrenia.
Reconheceu que a maioria ascendeu à classe média, aumentando o consumo de bens materiais, contra a busca de bens culturais. Mesmo com o Brasil passando por um bom momento, tornando-se a sexta economia do mundo, beirando o pleno emprego enquanto na Europa somam-se 26 milhões de desempregados, ainda assim assistimos a insatisfação ganhar as ruas, não se notando as reivindicações institucionais do passado, quando se clamava por liberdade e mais emprego. A crise tem componentes novos, o povo exige melhor qualidade de vida. A busca da felicidade das pessoas resume o que nos falta. Apesar dos bens que possui em casa, do lado de fora acumulam-se as dificuldades e amarguras para o cidadão. Enquanto isso, a opinião pública tornou-se interativa. A televisão simplesmente acompanha a crise, pautada pelas redes sociais.
Em dado momento, o três vezes presidente do Congresso elogiou o poder que comandou, lembrando através de diversos episódios de nossa História não ter a nação se constituído por meio de batalhas, mas pelas soluções legislativas. Reconheceu ser imperfeito nosso sistema político, porque não temos partidos, não há representatividade, em cada eleição os candidatos saem atrás de dinheiro, o voto proporcional destrói o Congresso, há demagogia, políticas pessoais mas, no fim de tudo, é o sistema eleitoral que enfraquece as instituições. Necessário se torna mudar, derrubando as barreiras de separação entre os partidos, buscando-se a colaboração de todos em torno do interesse nacional. A hora é de união. Não podemos dividir-nos quando há crise , só criar soluções, pois nós passamos e o Brasil continua.
Sarney elogiou a presidente Dilma, chamando-a de “sacerdotisa do serviço público”, que enfrenta graves problemas mas procura diminuir a diferença entre ricos e pobres.
Em suma, um diagnóstico amplo onde não faltaram críticas ao modelo econômico que nos assola, e ao mundo. A leitura do pronunciamento fica entre duas paralelas: a importância de melhor qualidade de vida para a população e a necessidade da união dos políticos acima de confrontos partidários. O triste nesse capítulo de participação do ex-presidente na busca de saídas para a crise não foi a ausência de senadores para ouvi-lo. Os pássaros terão tido proveito melhor. Triste mesmo foi a falta de registro na imprensa do fim de semana. A preferência continua a ser para crimes, assaltos, estupros e, sem dúvida, também para a necessidade do crescimento do PIB

terça-feira, 16 de julho de 2013

VICE GOVERNADOR DO ESTADO ESCLARECE ATRAVÉS DE NOTA OFICIAL, QUE ESTÁ COM SUA SITUAÇÃO ELEITORAL REGULARIZADA E ESTÁ APTO A PARTICIPAR COMO CANDIDATO, NAS ELEIÇÕES DE 2014.

FONTE: BLOG DO GARRONE


Em nota, Washington nega problemas com a Justiça Eleitoral e se diz apto a disputar as eleições de 2014


Em nota encaminhada ao blog, o vice-governador esclarece que sua prestação de contas foi devidamente aprovada pela Justiça e que não há nenhum impedimento para que possa disputar qualquer cargo eletivo em 2014.

Washington Luís também garante que realizou o seu recadastramento com sucesso, de acordo com certidão enviada ao blog.
Por problemas no computador ou na internet, o blog não conseguiu reproduzir a certidão.
Veja:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Foi com surpresa e indignação que tomei conhecimento da postagem do blog do jornalista Raimundo Garrone, publicada nesta terça-feira (16) com título “Vice-Governador fora das eleições de 2014”. Esclareço que:
Não procede a informação de que estou inelegível. Durante o processo eleitoral 2012 não sofri nenhuma condenação, tampouco, fui réu em qualquer processo que tenha por base condutas que incida em inegibilidade.
A minha prestação de contas da campanha 2012 foi devidamente aprovada pela Justiça Eleitoral, como comprova a sentença do processo e que segue anexo.
Quanto ao suposto “débito junto ao TRE oriundo de multas”, esclareço que as eventuais multas originadas durante a campanha eleitoral dizem respeito à propaganda eleitoral e as mesmas estão devidamente quitadas.
Por fim, reitero que o meu recadastramento eleitoral foi realizado com sucesso. Portanto, estou apto a votar e ser votado, como comprova a certidão de quitação eleitoral anexo.
São Luís, 16 de julho de 2013.
Washington Luiz de Oliveira
Vice-Governador do Estado do Maranhão

Contas 1

BOMBÁSTICA REPORTAGEM DA REVISTA CARTA CAPITAL SOBRE O GOVERNO DO ESTADO, FOI REPERCUTIDA PELO JORNALISTA JORGE VIEIRA NO MARANHÃO.

FONTE: BLOG DO JORGE VIEIRA



Roseana e Ricardo Murad, sempre alegres... Por que será?
Numa reportagem bombástica, a revista Carta capital, edição nº 775, de 1º de Julho de 2013, escancara para o país mais uma denúncia que atinge o âmago do governo Roseana e mostra as vísceras do grupo Sarney, o modus operandi da roubalheira que sustenta a oligarquia a eterniza no poder com muito dinheiro para comprar votos. Claro nenhuma novidade para os maranhenses, algo que já vem sendo denunciado pela oposição na assembleia, mas que ainda não havia ultrapassado os cancelos do Maranhão.



Enquanto a Polícia Federal, Ministério Público e a Justiça não tomam providencias, a saída é mesmo ir pras ruas, pelo menos protestar contra essa vergonha a que uma família submete a tanto tempo o povo Maranhense. 



A Carta Capital não disponibiliza o texto na internet, o que fez o jornalista Josué Moura digitar  e disponibilizar no seu blog para aqueles que não têm acesso à revista. Veja a matéria na íntegra que reproduzo abaixo:

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um crime doentio, febril

Maranhão: A  Reforma do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, deveria ter sido concluída em 2010. Não foi e já consumiu 108 milhões de reais dos cofres públicos.






Há pouco mais de 20 dias, meia dúzia de deputados estaduais de oposição foi à Justiça Federal do Maranhão cumprir um dos mais antigos e inúteis rituais de ação política no estado: denunciar um esquema de fraude administrativa de desvio de dinheiro público. As operações suspeitam os oposicionistas, podem ter sido montadas para alimentar o caixa 2 do grupo político do Senador José Sarney, no comando do Maranhão há décadas.



Nas páginas da denúncia apresentada pelos parlamentares descortina-se um esquema irregular de repasses milionários a uma inexplicável, longa e cara reforma de hospitais. Iniciadas em 2009, as obras nunca concluídas do Carlos Macieira, a maior unidade pública do estado, custaram aos cofres maranhenses até agora, 108, 7 milhões de reais. Outro hospital público, o Aquiles Lisboa, especializado em pacientes com hanseníase, virou um sorvedouro de dinheiro do contribuinte graças a uma reforma que dura quatro anos ao custo de 11,4 milhões de reais. No centro dessa fantástica contabilidade está Ricardo Murad, cunhado de Roseana Sarney, por ela nomeado secretário estadual  de Saúde em 20 de abril de 2009.



Irmão de Jorge Murad , marido de Roseana, Ricardo esperou oito meses para iniciar o esquema milionário de injeção de verbas no Carlos Macieira, instituição que, como quase tudo no Maranhão, homenageia um integrante do clã. O médico que dá nome ao hospital é sogro de Sarney, avô da governadora. Sob alegação jamais justificada de estado de emergência, o secretário contratou sem licitação em dezembro de de 2009, uma empreiteira do Ceará, a Fujita Engenharia. O contrato previa um investimento de 38,6 milhões de reais nas obras de reforma e ampliação do Hospital.



O prazo de execução: 180 dias. No mesmo mês o governo maranhense adiantou à construtora  cearense 2 milhões de reais. A partir dos termos do contrato, portanto, as obras do hospital deveriam estar prontas em junho de 2010. Em agosto daquele ano, contudo, o Diário Oficial do Estado publicou um aditivo para reduzir o valor do contrato a 26,5 milhões de reais, de modo a garantir o andamento da obra, apesar do atraso de dois meses.



Durante o ano de 2010, a Fujita Engenharia recebeu , além dos 2 milhões de reais pagos em dezembro de 2009, mais 23,6 milhões, embora a execução da obra continuasse lenta. Em 7 de junho de 2011, um ano depois de estourado o prazo de 180 dias do primeiro contrato firmado com a construtora, Murad decidiu abrir uma licitação para a mesma obra no hospital. A vencedora foi a Fujita, incrivelmente chamada a realizar o mesmo serviço, reforma e ampliação do hospital, a partir de um novo contrato, desta vez equivalente a 39,5 milhões de reais, com prazo estabelecido de 600 dias (um ano e oito meses) para entrega da obra. Ou seja, além de não ter sofrido nenhuma sanção do governo maranhense por ter recebido cerca de 26 milhões de reais para tocar uma obra emergencial que nunca saiu do papel, a construtora acabou vitoriosa no processo licitatório aparentemente montado para favorecê-la.

Deputado, secretário de saúde Ricardo Murad (PMDB)


Um ano depois, em 6 de julho de 2012, a Fujita seria contemplada com uma prorrogação do prazo de 120 dias, além de um adicional de 6 milhões de reais a título de aditivo contratual. Assim, o valor total do contrato subiu a 45,6 milhões de reais. Tanta generosidade passou a causar desconfiança entre a oposição e os poucos blogs de jornalismo que conseguem furar o controle da mídia no estado, quase toda nas mãos dos Sarneys e aliados, sem falar na forte influência do clã sobre o judiciário, a polícia e o Ministério Público locais. Antes da realização de uma auditoria nas obras, capaz de verificar como foi aplicado a dinheirama repassada à Fujita  Engenharia , um misterioso incêndio 45 dias depois do aditivo repassado à empreiteira transformou em cinzas provas da reforma que nunca existiu. Dali a dois meses, em outubro de 2012, Murad decidiu rescindir o contrato com a empreiteira. para a Fujita nenhum problema: a construtora já havia recebido todos os pagamentos.



A partir de então, iniciou-se um processo licitatório que beneficiaria outra empresa do Ceará, a Star Construções, com o novo contrato de reforma e ampliação do Carlos Macieira. Coincidentemente, a Star funciona no mesmo endereço da Fujita em Fortaleza. e não por acaso: os donos de ambas as empresas são os irmãos Carlos Roberto e Lisandro Fujita. Em 9 de janeiro passado, a Star Construções foi contratada a partir de um pregão presencial aberto pela Secretaria de Saúde. Para essa nova fase da interminável reforma do hospital, o governo maranhense destinou mais de 35, 5 milhões de reais. Ao mesmo tempo, Murad abriu uma nova licitação para construção de hospitais de cem leitos em quatro municípios maranhenses: Imperatriz, Caxias, Pinheiro e Santa Inês. Ganha um prato de arroz de cuxá quem advinhar o vencedor da concorrência. A Star levou e vai tocar os projetos avaliados em 41,8 milhões de reais.



Em Outro Hospital, o Aquiles Lisboa , a ONG de um aliado dos Sarneys recebe 5 milhões de reais.

 
Deputado Antonio Pereira (DEM), "um dos principais operadores"

Processo semelhante ocorreu no Hospital  Aquiles Lisboa, também de São Luís. Em 3 de novembro de 2009, a Secretaria de saúde fechou sem licitação contrato de 5,1 milhões de reais com a Cruz Vermelha Brasileira para a prestação de serviços médicos no hospital. Em 9 de abril de 2010, outro contrato no valor de 803,7 mil reais para o mesmo hospital, desta feita para serviços de reforma, foi acertado com a empreiteira Coteb. Não parou por ai. Em 2011, após o encerramento do contrato com a Cruz vermelha, Murad firmou um termo de parceria com Associação Tocantina para o desenvolvimento da Saúde - Bem Viver no valor de 5,1 milhões de reais, com pagamentos mensais de 429 mil reais. O responsável pela Bem Viver é o deputado estadual Antonio Pereira (DEM), um dos principais operadores da família Sarney na Assembleia Legislativa do Maranhão. Em 10 de maio de 2012,  a parceria da Associação de Pereira com o governo estadual foi corrigida para 5,5 milhões de reais para o mesmo serviço no hospital Aquiles Lisboa.



Apesar de tanto dinheiro disponível, o lugar está quase em ruínas e funciona apenas em uma das casas do complexo. Homens, mulheres e crianças dividem o mesmo espaço e ha um único banheiro para todos, inclusive para os visitantes. Ainda assim, o gasto mensal de manutenção do hospital é de 500 mil reais. Embora o Mal de Hansen, conhecido popularmente como Lepra, seja uma enfermidade dos tempos bíblicos, o Maranhão é o quarto estado brasileiro com maior índice de incidência da doença no país. Perde apenas para Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. Em 2012, dos 29 mil casos de hanseníase detectados no Brasil, 3.302 ocorreram no Maranhão, 305 deles em menores de 15 anos de idade.



"Tudo isso é mais um escândalo", afirma, resignado, o deputado estadual Marcelo Tavares, do PSB, um dos autores das denúncias. Segundo ele, graças ao prestígio de Sarney no governo federal, a governadora Roseana conseguiu 1 bilhão de reais do BNDES, de um total de 3,8 bilhões a serem emprestados no médio prazo, com a justificativa de reformar hospitais no estado. Procurado por Carta Capital, Murad preferiu não prestar informações sobre as obras.